Idealismo e entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, em 1965, os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto a fundar um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo. O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequeno curso preparatório, o Objetivo transformou-se na maior instituição de ensino do Brasil.
Em 1970, foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio. Em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidade Paulista – UNIP, atualmente a universidade que mais cresce no País. Em 1974, nasceu o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Em 1982, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT), mais tarde batizado CPT – UNIP/Objetivo. Professores e pesquisadores do CPT são os responsáveis pela implementação das mais diversas atividades educacionais.
O atual Colégio Objetivo Botafogo teve sua origem no Colégio Daisy Serra, que oferecia Educação Infantil e Fundamental com ênfase no ensino da Língua Inglesa desde 1962. Com nova direção, em 1977, passou a se chamar Colégio Itajahy. Em 1980, o Colégio mudou de endereço e passou a receber seus alunos e professores na Rua Álvaro Ramos, 441- Botafogo –RJ. Assumiu o nome Legrand – Colégio de Integração e assim permaneceu por 35 anos, quando, em 2015, a instituição entra para o Sistema Objetivo de Ensino, tornando-se a primeira unidade do Colégio Objetivo no Rio de Janeiro.