PSICOTERAPIA PARA ADULTOS
Em nossas sessões de psicoterapia, trabalharemos para aliviar sintomas e compreender suas causas. Estarei contigo te ajudando a elaborar suas emoções para lidar com os obstáculos da vida.
Em contato com seu inconsciente, você terá escuta e acolhimento para que possa trazer suas impressões, aspirações, frustrações, desejos e pensamentos sem julgamento.
Os principais benefícios da psicoterapia são: – a compreensão de si mesmo, seus valores, emoções e objetivos pessoais; melhora dos relacionamentos interpessoais; autocontrole; enxergar habilidades; ressignificação de crenças, avaliação de papéis, abertura à mudança e empoderamento.
Dúvidas comuns sobre Psicoterapia:
1. O que é a psicoterapia?
É um atendimento realizado por um Psicólogo com formação clínica e tem como objetivo, te auxiliar a superar dificuldades emocionais, como por exemplo, crises no casamento, traumas emocionais, choro constante, sensibilidade e irritabilidade. Ele também poderá lhe ajudar com dificuldades comportamentais, como por exemplo, o medo de se falar em público, timidez, compulsão alimentar, bebidas e drogas.
2. Se eu fizer terapia, vão achar que sou louco?
Muitas pessoas já tiveram esta percepção à respeito de que terapia é apenas para “loucos”, mas cada vez mais este pensamento se torna menos presente. Você não precisa comentar com outras pessoas se não se sentir confortável ou pode não ligar para comentários inadequados de algumas pessoas.
3. Como escolher o terapeuta?
Existem alguns caminhos possíveis, sendo que você pode obter indicações de amigos e familiares que fazem terapia, pode procurar em redes sociais e na internet de maneira geral. Vale você conhecer pessoalmente e identificar a sintonia entre paciente e terapeuta, esta é a melhor forma de decidir pelo profissional que irá lhe ajudar.
4. Quando a terapia acaba?
De maneira geral, quando você se sente bem em relação as questões que te incomodavam. No modelo de processo que eu costumo atender (Psicoterapia Breve Operacionalizada), o processo é breve e a quantidade de sessões é determinada no início do processo.
5. Como é a primeira sessão?
Neste primeiro encontro, o terapeuta irá ouvir o motivo da sua busca pelo processo, bem como as suas expectativas. O profissional costuma fazer perguntas relacionadas ao seu dia a dia e sua história de vida. Desta forma ele terá uma rápida leitura ao seu respeito e lhe explicará como a psicoterapia conseguirá te ajudar. Neste momento também são combinados os valores, formas de pagamento, frequência das sessões, férias e sobre as faltas.