Os humanos usam uma aromaterapia há muitos de anos. Culturas antigas na China, Índia, Egito e outros lugares incorporaram componentes de plantas aromáticas em resinas, bálsamos e óleos. Essas substâncias naturais eram usadas para fins médicos e religiosos. Eles eram conhecidos por terem benefícios físicos e psicológicos.
A destilação de óleos essenciais é atribuída aos persas no século 10, embora a prática possa ter sido usada por um longo tempo antes disso. Informações sobre a destilação de óleo essencial foram publicadas no século 16 na Alemanha. Os médicos franceses do século 19 reconhecem o potencial dos essenciais no tratamento de doenças.
A aromaterapia é um tratamento holístico de cura que utiliza extratos naturais de plantas para promover saúde e bem-estar. Às vezes é chamada de terapia com óleo essencial. A aromaterapia usa óleos essenciais aromáticos medicinalmente para melhorar a saúde do corpo, da mente e do espírito. Ele melhora a saúde física e emocional.
A aromaterapia é considerada uma arte e uma ciência. Recentemente, uma aromaterapia ganhou o mais reconhecimento nos campos da ciência e da medicina.