Aconselhamento se diferencia daquela que nós experimentamos cotidianamente. Significa uma forma de engajamento em relação ao outro, implicando estar sensível e atento a este, não se resume apenas ao fato de captar os conteúdos e os sentimentos que o cliente expõe, e sim, compreender, entender, auxiliar para que este faça parte de um processo de empatia. Da mesma maneira, a escuta não é um processo terapêutico em si e não é suficiente para completar o desenvolvimento e realizar mudanças. A escuta é a competência de base indispensável ao exercício de outras capacidades, como a de reformular os conteúdos de uma entrevista, sentimentos e emoções exprimidas do utente.
Cromoterapia é utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados. A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções, é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis, é uma técnica terapêutica baseada em cores que podem ajudar a equilibrar energeticamente o nosso Ser possibilitando o equilíbrio como um todo.
Radiestesia é uma ciência que estuda as radiações que existem e que são naturalmente emanadas ou irradiadas por praticamente todos os seres, sejam animais, minerais, vegetais ou até mesmo substâncias e elementos químicos em geral, bem como condensações sutis e espirituais de todas as formas. O principal instrumento que iremos utilizar para traduzir as informações vindas do inconsciente para o consciente é o pêndulo, ele consegue nos mostrar o desequilíbrio do campo energético do utente.
É o estudo das plantas medicinais e suas aplicações nos tratamentos de morbidades, seja na prevenção, alívio ou cura das doenças. Consiste na utilização externo ou interno de vegetais in natura ou na forma de medicamentos.
Para isso, utilizam-se nas preparações diferentes partes da planta, como raiz, casca, flores ou folhas, sendo o chá a mais utilizada, preparado por meio da decocção ou infusão.
Há muitos milênios, na velha Atlântida, o homem já conhecia e utilizava os cristais como veículo catalisador, gerador e transmissor de energias, para diversos fins de ordem prática, dentre os quais a cura das desarmonias físico-etéricas, emocionais e mentais. Com efeito, o cristal tem a propriedade de gerar, especializar e captar energias. É altamente receptivo às vibrações mentais, emocionais e físicas; pode, assim, ser trabalhado com a finalidade de curar energeticamente o utente.
É um sistema diferente de cura baseado numa filosofia de vida própria e na suprema compreensão de que há uma energia vital básica no corpo humano, responsável pela manutenção da saúde. É um sistema natural que utiliza o prana (energia vital) para o tratamento de diversas doenças físicas, emocionais ou mentais.Tem sido invariavelmente chamada de cura psíquica, cura magnética, cura pela fé, cura pelo Ki, cura vital e cura através das mãos. Mesmo utilizando as mãos para curar, na Cura Prânica não há toque no corpo físico pois todo o trabalho é feito no corpo energético ou aura.
As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio de situações emocionais, atuando em níveis vibracionais sutis e harmonizando a pessoa no meio em que vive. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do cliente/utente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções.
A Terapia de Vivências Passadas (TVP) é uma técnica psicoterapêutica transpessoal, que consiste em trazer à consciência, para ser trabalhado terapeuticamente, as recordações de experiências traumáticas de vivencias anteriores, as quais estejam perturbando a vida atual.